Buscas por medicamentos para Ansiedade aumentaram 426% na pandemia

05.10.20 08:37 Por Leila

Dados correspondem aos meses de abril a setembro, quando o site do Consulta Remédios teve mais de 189 mil buscas relacionadas à palavra ansiedade

Não foram só efeitos físicos que a pandemia do novo coronavírus trouxe para a população mundial. A saúde mental também teve seu ônus durante este período difícil e fora da normalidade.


Devido a diversos fatores, como a solidão, o isolamento social, o medo do contágio e a perda de liberdade, a busca por medicamentos para ansiedade deu um salto.

País de ansiosos

Porém, não é de agora que o Brasil é considerado um país de ansiosos. De acordo com dados do final de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), antes da pandemia, o país já era o mais ansioso do mundo. 


Na época, já haviam 19,4 milhões de pessoas com diagnóstico de transtornos mentais, como fobias, estresse pós-traumático, ataques de pânico, entre outros.


Além disso, ainda de acordo com a OMS, 12 milhões de brasileiros também apresentam quadro de depressão


Agora, com o estresse pandêmico, esse aumento nas buscas pelos medicamentos para ansiedade se intensificaram.


Neste artigo você verá:

  • Buscas relacionadas a medicamentos para ansiedade;

  • Medicamentos para ansiedade mais buscados;

  • Venda deste tipo de medicamento.

Buscas relacionadas a medicamentos para ansiedade

Vários são os motivos que causam problemas psicológicos e, principalmente, ansiedade durante uma pandemia. 


O medo da instabilidade econômica, os conflitos interpessoais, o fato de não haver um prazo para tudo acabar, todos esses são fatores que podem trazer angústia e desespero para a população. 


Entre os meses de abril a setembro, houveram mais de mais de 189 mil buscas relacionadas à palavra ansiedade dentro do site. Somente em agosto, as buscas por antidepressivos, tiveram aumento de 43% comparada com julho.


Dentre as buscas, os medicamentos fitoterápicos também estão em alta.


Isso porque algumas pessoas começam utilizando medicamentos para ansiedade mais leves, com componentes provenientes de plantas, que podem aliviar os sintomas, dependendo do quadro e do nível da ansiedade do paciente.


Além disso, entre os meses de julho e agosto, foram feitas cerca de 100 mil buscas por florais, para várias finalidades, representando um aumento de 269%, com relação ao mesmo período de 2019.


Medicamentos para ansiedade mais buscados

Dentre os medicamentos fitoterápicos mais buscados na plataforma do Consulta Remédios nas categorias de calmantes, ansiedade e antidepressivos, estão:

É indicado para ansiedade, distúrbios comportamentais do sono na criança, distúrbios neurovegetativos, enurese de origem não orgânica, hipertensões leves, insônia e irritabilidade. 

Nervocalm® é indicado como auxiliar no tratamento da ansiedade, nervosismo, irritabilidade, inquietude, impulsividade, agitação, depressão, insônia, sono perturbado, tremores, palpitação e dor de cabeça.

Este medicamento é indicado para tratar estados de irritabilidade, agitação nervosa, tratamento de insônia e desordens da ansiedade.

O Valerimed é usado como sedativo moderado, como agente promotor do sono e no tratamento de distúrbios do sono associados à ansiedade. Este medicamento só é vendido sob prescrição médica. 


Venda de medicamentos ansiolíticos

A venda de medicamentos para ansiedade pode ser feita pela internet, desde que não seja necessário retenção da receita. Por isso, se o medicamento for controlado, só pode ser comprado na loja física, mediante apresentação da receita médica, de acordo com a portaria 344/98, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


No geral, os que são feitos com plantas podem ser comprados diretamente pela internet, pois não precisam da retenção da receita. Porém, os remédios que apresentam outros tipos de componentes, só podem ser comprados com a apresentação e/ou retenção da receita médica. 


Para medicamentos que precisam de prescrição médica, porém não necessitam da retenção da receita, a compra pode ser feita on-line e a receita anexada no pedido do site. 


De qualquer forma, mesmo os fitoterápicos, quando utilizados de forma incorreta, podem causar reações adversas. Por isso, é importante contar sempre com auxílio médico.


Plataforma Consulta Remédios

Na plataforma do Consulta Remédios, o consumidor tem acesso às bulas dos medicamentos, para que possa consultar e ler de forma facilitada, a fim de entender as indicações e contraindicações do medicamento.

Além disso, ele pode consultar e comparar os preços, para saber em qual farmácia ele prefere comprar e qual o melhor método de entrega na sua região.

Venda no Consulta Remédios