6 dicas para sua farmácia vender mais durante e após a pandemia da covid-19

14.09.20 15:00 Por Leila

Uma das formas mais eficazes para sua farmácia vender mais é fazer parte da plataforma de vendas do Consulta Remédios, que irá deixá-la visível para 25 milhões de visitantes mensais

Impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus, as farmácias viram as vendas de medicamentos e itens de saúde darem um salto, principalmente para compras feitas pela internet.


É o que mostram os dados divulgados em agosto pela Associação Brasileira das Redes de Farmácia e Drogarias - Abrafarma. Segundo eles, as vendas do setor que foram feitas on-line cresceram 106%, entre janeiro e junho deste ano.


Dentre os mais buscados estão os medicamentos genéricos e os que não precisam de prescrição médica. A necessidade dos consumidores de comprar on-line foi o que fez com que muitas farmácias sentissem que deveriam se reinventar para manter suas vendas durante este período. 


Para manter-se no mercado e continuar alavancando as vendas, as farmácias precisam adaptar-se a esse novo comportamento do consumidor, que busca mais praticidade e segurança nas compras.


Por isso, separamos 6 dicas para sua farmácia vender mais durante e após a pandemia do novo coronavírus.


Confira!


Como fazer sua farmácia vender mais:

1 - Aplicativos e canais digitais 

Investir em canais digitais é o melhor caminho para chegar a todos os consumidores de forma mais rápida e eficaz, justamente pelo fato das vendas on-line terem aumentado bastante.


Dessa forma, se a sua farmácia tiver um site ou aplicativo, poderá atender com mais agilidade e chegar mais facilmente a milhões de pessoas. Porém, em ambos os casos o investimento é alto e requer que a loja tenha bastante receita.


Por isso, outra opção mais viável para sua farmácia vender mais, e que requer muito menos investimentos, é fazer parte de um marketplace, o que também fará muita diferença para o crescimento e visibilidade da farmácia, porém com mais vantagens.


O Consulta Remédios conta com um aplicativo com mais de 220 mil usuários, onde é possível buscar, comparar e comprar medicamentos de forma rápida e prática. 

2 - Consulta Remédios

A plataforma de vendas do Consulta Remédios é uma grande ferramenta para lojistas que querem impulsionar o seu negócio e melhorar o faturamento, além de trazer mais visibilidade à marca.


Ela está em primeiro lugar como site de buscas por medicamentos no Brasil, com cerca de 25 milhões de visitas mensais e 12 usuários por segundo.


A implementação no marketplace é rápida e feita totalmente pela equipe do Consulta Remédios, sem nenhum custo. Em pouco tempo sua farmácia já estará vendendo on-line, sem precisar de um site.


Isso porque trata-se de um marketplace inovador no varejo farmacêutico, ou seja, seus produtos ficam disponíveis à venda em uma loja on-line exclusiva para sua marca, fazendo sua farmácia vender mais do que antes.

3 - Estoque em dia

Ter uma boa gestão de estoque é muito importante para a farmácia que quer manter sua competitividade, visto que estar com os produtos em estoque irá garantir mais vantagens sobre as concorrentes e, consequentemente, mais vendas.


Fazendo um bom controle do estoque é possível antecipar com os fornecedores os produtos necessários, garantindo que não faltem.


Além disso, é possível mensurar quais produtos vendem mais e os que vendem menos, bem como definir melhor as ofertas e preços.


Para facilitar o processo, hoje em dia existem diversos softwares que fazem esse controle de forma mais precisa e prática, para que não seja necessário fazer o trabalho de atualização manualmente.

4 - Preços competitivos

Outra forma de garantir vantagens sobre a concorrência é praticando preços mais competitivos. Por lei, os medicamentos genéricos já devem custar pelo menos 35% mais baratos que os itens de referência.


Mesmo assim, dentro do varejo farmacêutico a competitividade de preços entre as farmácias é grande, por isso o consumidor tem o hábito de fazer cada vez mais pesquisas antes de realizar a compra.


Na plataforma do Consulta Remédios, o usuário pode fazer um comparativo de preços dos medicamentos desejados, por isso a farmácia que estiver com os menores valores terá vantagem na pesquisa dentro do site, aparecendo no topo da lista.

5 - Atendimento de qualidade

Prestar um atendimento de qualidade parece algo óbvio, mas na prática não é bem assim que ocorre. Muitas vezes, na correria do dia a dia, as empresas acabam esquecendo de como devem tratar os seus clientes.


Desde o processo de compra até o pós-venda, é preciso estar atento quanto ao contentamento do cliente. Apenas dessa forma que ele irá comprar mais vezes e se fidelizar, além de indicar para seus amigos e conhecidos.


Investir em um bom marketing de relacionamento, que inclui diversas práticas que vão além do atendimento de qualidade, trará um diferencial muito notável para sua farmácia.

6 - Propaganda

Investir em propagandas e campanhas em mídias on-line e off-line também é uma forma de atingir o público e trazer mais visibilidade, fazendo sua farmácia vender mais.

Porém, estar presente em campanhas exclusivas do varejo farmacêutico trarão muito mais vantagens. Ao fazer parte da plataforma de vendas do Consulta Remédios, o lojista conta com campanhas de marketing segmentadas tanto no site como nas redes sociais, sem nenhum custo.

Isso irá fomentar ainda mais as vendas.

Gostou das dicas? Então aproveite todas essas vantagens e venha fazer parte da evolução do varejo farmacêutico.

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