Entrega de medicamentos: agilidade no delivery atrai consumidores que compram on-line

28.09.20 10:40 Por Leila

Vendas on-line e entrega de medicamentos aumentaram mais de 106% entre os meses de janeiro e junho, comparadas com 2019. Com a pandemia, a entrega de medicamentos se tornou necessidade básica para o varejo farmacêutico e seus consumidores

A entrega de medicamentos tem crescido cada vez mais desde o início da pandemia da covid-19. 


Isso se deu devido ao comportamento atual dos consumidores, que estão optando cada vez mais em fazer suas compras pela internet, visando a contenção da doença e a necessidade de evitar aglomerações.


Diferente do que se pensa, as compras de remédios também podem ser feitas pela internet e, por isso mesmo, tiveram aumento durante esse período. O varejo farmacêutico, de acordo com pesquisas, foi um dos que mais cresceu durante a pandemia.


Segundo dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias), o setor já movimentou 718,77 milhões, entre janeiro e junho deste ano, o que representa um aumento de mais de 106%, comparado ao ano passado.


Com isso, as farmácias que ainda não vendiam pela internet precisaram se adaptar a este novo cenário, para não ficarem atrás da concorrência. Porém, mais do que investir em vendas on-line, as farmácias precisam investir na qualidade da entrega dos seus medicamentos e outros tipos de produtos.


Afinal, a entrega de remédio também requer agilidade, até porque, muitas vezes os consumidores precisam do medicamento com certa urgência. 


Neste artigo você verá:

  

  • Agilidade na entrega como diferencial;  

  • Como ter um bom delivery de medicamentos;  

  • Cuidados no envio de remédios.

  

Agilidade na entrega é um diferencial

Ter um diferencial perante o consumidor é um fator essencial para vender mais e fidelizar seus clientes. Não basta apenas vender on-line, é preciso mais do que isso, por isso prezar por uma boa entrega torna-se uma vantagem sobre os concorrentes.

  

Dessa forma, farmácias que possuem um bom delivery de medicamento têm mais destaque do que as que não entregam os pedidos rapidamente ou que não possuem um sistema de entrega ainda.

  

Afinal, receber o pedido com agilidade deixará o cliente ainda mais satisfeito com a farmácia e, muito provavelmente, irá fidelizá-lo.

  

Atualmente, já existem diversas farmácias que trabalham com entregas rápidas, que são feitas no mesmo dia da compra. Ou, até mesmo, a retirada no balcão, em que o cliente faz a compra e pode ir até à loja retirar.

  

As lojas que ainda não possuem esse benefício, precisam adequar-se se quiserem aumentar suas vendas e os lucros.

Como ter uma boa entrega de medicamentos

Com o constante crescimento do varejo farmacêutico na web, fica cada vez mais evidente a necessidade de ter uma boa entrega.

  

Para isso acontecer, antes de tudo, é necessário escolher quais métodos de envio serão adotados.

  

Os três mais utilizados são:

  

  • Motoboy;  

  • Correios;  

  • Transportadora.

  

Geralmente, as entregas de medicamentos via motoboy são mais utilizadas para entregas locais, mais próximas da farmácia. Dessa forma, elas ocorrem no mesmo dia da compra, de forma bem rápida.

  

Porém, quando a compra vem de uma localidade mais distante, é mais indicado a utilização dos serviços de Correios ou de transportadoras. A farmácia é que deverá avaliar por qual dos dois métodos irá optar para seu delivery.

  

Caso a farmácia veja necessidade, também pode ser que precise aumentar o quadro de funcionários, para que a demanda seja atendida de forma rápida.

  

Por exemplo, na plataforma do Consulta Remédios, você pode escolher o método de entrega mais adequado para sua loja, definindo a cidade e os bairros que você quer entregar.

Cuidados no envio de remédios

Além de estruturar um bom sistema de delivery, o lojista precisa ficar atento a alguns pontos importantes.

  

Antes de tudo, a higiene com os produtos enviados deve ter uma atenção especial. 

  

Tendo em vista que a maioria das pessoas que estão comprando on-line estão justamente pensando na proteção da sua saúde, o envio deve ser feito com todo cuidado possível e seguindo todas as regras de higienização.

  

Isso irá garantir tanto a segurança de quem vai receber o pedido, quanto de quem fará a entrega.

  

Fora o cuidado com a higiene, respeitar o prazo de entrega informado ao cliente é primordial para evitar insatisfações, bem como se atentar ao prazo de validade dos produtos enviados e da boa conservação da embalagem.

  

Estes são apenas alguns dos pontos que devem ser observados pelas farmácias que querem oferecer um delivery de qualidade.

  

Além disso, não se esqueça também de medicamentos que necessitam de um cuidado extra no transporte, como os refrigerados. Para este tipo de remédio, devem ser utilizadas embalagens especiais e gelo artificial, para que o produto chegue em bom estado de conservação. 

Consulta Remédios

plataforma de vendas do Consulta Remédios conta com as melhores e principais farmácias do Brasil.

Além de venderem pelo site, as farmácias recebem todo o apoio e orientação do CR para estruturar seu método de entrega e garantir que terão boas vendas e um delivery de medicamentos de qualidade, seja por motoboy, Correios ou transportadora.

São mais de 25 milhões de visitantes únicos na plataforma, buscando os menores preços com as entregas mais rápidas.

Faça parte da evolução do varejo farmacêutico e veja suas vendas crescerem ainda mais!

Gostou desse artigo? Então leia também estas 6 dicas para sua farmácia vender mais em tempos de crise.

Cadastre sua farmácia