Marketplace: o que é? Como funciona?

23.02.21 12:43 Por Leila

Dificilmente você irá encontrar uma empresa que não esteja na internet nos dias de hoje. Trata-se do meio mais fácil de alcançar clientes em todos os cantos do mundo, sem precisar de uma filial em cada lugar.

A experiência de compra de um marketplace é a mesma de estar em um shopping, com inúmeras opções de lojas, porém on-line. No Brasil, esse modelo de negócio surgiu em 2012, e continuam crescendo em ritmo acelerado, por ter baixo custo, facilidade e rapidez.

O que é marketplace?

De forma resumida, o marketplace é um grande mercado on-line, com centenas de parceiros vendendo seus serviços e produtos a uma base de clientes bem segmentada. Em decorrência da quarentena para conter o coronavírus houve uma migração natural para este tipo de comércio, o que resultou no aumento das vendas on-line. 

De acordo com a Compre&Confie, empresa que monitora a venda em cerca de 80% do varejo digital brasileiro, somente entre os meses de fevereiro e março de 2020, a categoria de saúde apontou crescimento de 128,5%, demonstrando que o varejo farmacêutico é um dos que mais crescem na internet. 

Como funciona um marketplace

O marketplace funciona como um comércio eletrônico em que as informações sobre produtos ou serviços são fornecidas por vários terceiros cadastrados na plataforma. Dessa forma, os clientes em potencial podem pesquisar e navegar pelos produtos, além de comparar o preço, a qualidade e comprar diretamente do vendedor. 

Os estoques desses produtos são mantidos pelos próprios vendedores, e não pela empresa que administra o marketplace. Além disso, eles são caracterizados pelo baixo custo de instalação para os vendedores, que não precisam necessariamente ter um site. 

Dentre os principais benefícios do marketplace, estão:

Conexão entre compradores e vendedores;

Construção de relacionamentos entre usuários;

Oferecer novas oportunidades de compra e venda;

Fazer negócios;

Facilitar transações.

Vantagens de vender em um marketplace

As maiores vantagens e os motivos pelos quais muitas empresas vendem por meio de marketplaces, são:

  • É uma fonte adicional de receita;

  • Ele corta os custos de marketing;

  • Permite que as empresas internacionalizem seus negócios;

  • Ele cria transparência na disponibilidade, níveis de estoque e preços;

  • É uma ótima maneira de os clientes compararem preços;

  • Ele permite que sua empresa funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana;

  • Gera confiança entre sua marca e clientes;

  • Os clientes são mais propensos a comprar em um mercado online com uma ampla gama de opções;

  • As empresas precisam pagar uma taxa / porcentagem das vendas para a plataforma de mercado online;

  • Vender por meio de seu próprio site de comércio eletrônico vs. por meio de um mercado.

Marketplace para farmácias

A plataforma de vendas do Consulta Remédios é uma excelente opção para você que é lojista e deseja disponibilizar seus produtos na internet rapidamente e de forma prática, com baixo custo.

A grande vantagem é que para vender os produtos da sua farmácia na internet não é necessário investir em um site, algo que geraria um alto custo e tempo.

Com um crescimento de 2.900% em menos de um ano (agosto de 2019 a junho de 2020), a plataforma recebe, desde maio, uma média de três farmácias cadastradas diariamente. 

Por isso, se você tem uma farmácia e quer aumentar seus lucros, precisa ir até onde seus clientes estão.

Dentre os diversos benefícios da parceria com o Consulta Remédios, estão:

  • Plataforma com 25 milhões de visitantes únicos por mês;

  • Não precisa investir em uma plataforma de loja virtual;

  • Pagamento feito diretamente na sua conta corrente;

  • Campanhas de marketing feitas pelo CR para aumentar suas vendas;

  • Maior portal do Brasil em busca por medicamentos e 6° no mundo.

O Consulta Remédios é um marketplace com uma plataforma que tem como objetivo anunciar seus produtos com inteligência de mercado, visando aumentar a exposição da sua marca e potencializar as vendas. 

Dessa forma você precisa direcionar seus esforços em:

  • Disponibilizar o catálogo e estoque dos produtos que você quer vender;

  • Manter o estoque sempre atualizado;

  • Fazer o envio dos produtos para os seus clientes;


    Venha fazer parte da evolução do varejo farmacêutico!

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